O problema principal em utilizar esses motores é que, como o próprio autor do blog acima mencionou, esses motores estragam muito rapidamente se ligados diretamente na fonte 12 V. Ou seja, não se pode ligar esses motores na fonte 12 V por curtos períodos de tempo. Outro problema é que esses motores possuem dois fios de saída. Quando liga um no positivo e outro no negativo, o motor responde indo para frente, mas para voltar para trás, têm-se que inverter a ligação dos fios no positivo e negativo da fonte.
Nesse sentido, pesquisando ainda mais na internet, pesquisei como é o funcionamento desses motores quando instalados em um veículo, afinal eles são motores de trava elétrica automotiva. O funcionamento ocorre basicamente assim: os motores não são ligados diretamente na fonte, eles são ligados na centralina do carro, que corresponde a uma central de controle composta por relés. A centralina é ligada na fonte, ou bateria do carro, e possui 2 fios que controlam os motores (branco e marrom), sendo que para fazer os motores irem para frente deve-se mandar um sinal negativo em um desses fios e para fazer com que os motores voltem para trás deve-se mandar um sinal negativo no outro fio. A imagem a seguir representa a ligação da centralina/motores/fonte.
Operando dessa maneira, não há o problema de os motores estragarem, sendo possível então utilizá-los no projeto para construção do pinball.
Com isso, necessita-se então de uma centralina para cada flipper, uma vez que eles devem ser acionados independentemente.
E como controlar os flippers? Bom, já que a centralina controla os motores com sinais negativos para travar/destravar (ir para frente e para trás). Eu tive a ideia de utilizar relés que por meio do comando do arduino ligassem por um curto período de tempo (entre 50 à 100 ms) os fios de comando trava e destrava no fio negativo da fonte. Assim, para cada flipper necessita-se de dois relés, um para mandar o sinal do fio trava (motor ir para frente), e o outro para mandar o sinal do fio destrava (motor voltar para trás). Para facilitar, utilizei módulo relé como da figura a seguir:
Resumindo, os motores de trava elétrica de carro são ligados na centralina (central de comando), que está ligada na fonte e ao módulo relé. O módulo relé está ligado ao arduino que manda os sinais para o módulo relé para ligar os fios da centralina, os quais comandam os motores, no negativo da fonte por um período de tempo entre (50 a 100ms).
Ou seja, a lógica de funcionamento é a seguinte; para fazer o flipper ir para frente: liga o relé do sinal trava por 50ms. Para fazer o flipper ir para trás, liga o relé do sinal destrava por 50ms.
Assim, com o módulo relé com 4 relés da figura + duas centralinas + dois motores de trava elétrica de carro é possível montar os mecanismos dos flippers de uma forma mais barata.
E como montar os mecanismos dos flippers? Bom, eu me baseei nos mecanismos utilizados nesse blog: https://loggs2.wordpress.com/category/homemade-pinball/ . Além disso, eu utilizei peças de LEGO TECHNIC para montagem dos mecanismos, embora pode ser adaptado com qualquer tipo de peça (parafusos, ferragens, etc). A figura a seguir representa a versão final do mecanismo do flipper:
E o vídeo a seguir representa a primeira parte do projeto ainda em andamento, espero que goste. A próxima postagem será sobre os slingshots. Até mais.
Muito legal... qual o tamanho de bolinha ele consegue rebater?
ResponderExcluirnão testei com a bolinha de tamanho oficial de um pinball, mas acho que conseguiria e bem! É bem potente, pelo vídeo a bolinha menor já vai bem forte
ExcluirOla, quais tamanhos de bolinha vc esta usando? Eu estou fazendo uma mesa , porem um pouco menor q as oficiais e estou pensando em usar uma bola ligeiramente menor tambem. Por acaso vc saberia onde eu posso comprar? obrigado
ResponderExcluirTenho uma dúvida estou montando uma pinball, mas liguei as centralinas em uma fonte de pc e direto no motores como na figura, mas nao tem força pra lançar a bolinha... Quando ligo direto nos 12v bem rapido pra nao queimar fica ótimo. Onde estou errando?
ResponderExcluirPorque usar reles e a centralina ? A centralina ja tem relés. Nao entendi
ResponderExcluirConcordo, também me perguntei a mesma coisa. Ou se utiliza o módulo relé, ou a Centralina. Uso de ambos, não vi serventia.
ExcluirPor favor, me corrija se estiver errado.
ResponderExcluirColocou o módulo relé e a centralina, para desativar o retorno do flipper?